ESPORTE

                                    

          Jogador natural de Gravatá é a nova aposta do Náutico








Se não tem Kieza – embora as negociações ainda não tenham sido dadas como encerradas com o centroavante –, o Náutico pensa num meio-termo. E no momento, a caça em torno de um nome de reserva responde por Bobô. Os entendimentos foram divulgados pela direção alvirrubra e o jogador, de 27 anos, natural de Gravatá, pode ser anunciado a qualquer momento. Bobô está no Cruzeiro e também despertou interesse no Sport. Como não teve muitas chances com Wagner Mancini, quando o treinador esteve na Raposa, sentiu-se sensibilizado pela a proposta dos timbus e o fato de poder voltar ao seu Estado de origem.
Com passagem pela seleção brasileira na Era Dunga – em 2008 – e famoso na Turquia, é a peça desejada pelo técnico Alexandre Gallo, que desde o início dos trabalhos procura um atacante de área, finalizador. Aliás, o único empecilho, no momento, são as propostas que podem vir da Turquia. Para se ter uma idéia, na sua passagem pelo Beskitas, marcou 99 gols em 227 jogos, tornando-se artilheiro da Copa Turca em duas oportunidades.







                                 Estilista quebra tradição e leva a paixão pelo futebol ao altar













Desfile da Torcida Tricolor em Gravatá - PE












































Náutico e Ponte Preta na Série A

O Náutico perdeu para o Boa Esporte por 2 a 1, mas mesmo assim garantiu o acesso para a Série A de 2012, isso porque o Vitória, único time fora da zona de classificação que poderia ultrapassá-lo, perdeu de virada para o Bragantino perante um Barradão lotado e agora está a 6 pontos do Náutico, faltando uma rodada.

A Ponte Preta goleou o ABC de virada, por 4 a 1 e também garantiu-se na Série A de 2012. Ao marcar o 4º gol, a torcida da Macaca invadiu o campo para comemorar e é certo que deverá pegar alguma punição relativa a perda de mando de campo.

O Sport apesar de não estar classificado, tem muito a comemorar, pois começou a rodada em 6º lugar e acabou no G4, isso graças as derrotas improváveis do Bragantino frente ao ASA e do Vitória frente ao São Caetano.

Boa Esporte e Americana venceram Náutico e Vila Nova, ambos os jogos por 2 a 1 e ainda têm chances remotas de estar na Série A no ano que vem.

1º Portuguesa-SP 78 
2º Náutico-PE 63 
3º Ponte Preta-SP 62 
4º Sport-PE 58
5º Bragantino-SP 58
6º Vitória-BA 57
7º Boa Esporte-MG 56
8º Americana-SP 56



As carências e os possíveis reforços de Sport e Náutico para o Brasileirão


Os erros nas contrações e as decepções no primeiro semestre fizeram Sport e Náutico traçar novos plaanos para os elencos. Contratações, dispensas e mudança no comando técnico foram as atitudes emergenciais adotadas pelas diretorias. Com o calendário apertado, porém, os times entraram na Série A ainda desfigurados. Os dois precisam de reforços da defesa ao ataque. Abaixo, o Superesportes lista as carências das equipes e os nomes cotados para ocupar o setor.

Sport
Não é mais segredo que os leoninos têm encontrado dificuldade para montar o elenco para a Primeira Divisão. A realidade está presente no discurso da própria diretoria. O mercado inflacionado é o principal entrave a ser superado. No entanto, o calendário exige é cruel e exige rapidez. Do contrário, as rodadas se passam e os pontos ficam perdidos.
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Thiaguinho atuou improvisado como meia
Para começar, o setor defensivo precisa de um lateral esquerdo. Reinaldo, contratado junto ao Paulista, chega com boas referências. Porém, não é certeza de sucesso. Na reserva, o prata da casa Renê ainda busca a afirmação e tem sido preterido por Rivaldo, que já mostrou cair de produção quando atua deslocado do meio-campo. Para esse setor, já se comentou no interesse em Diego Renan, do Cruzeiro.

No meio-campo, os leoninos estão bem servidos de volante em quantidade. Ainda assim, Hamilton precisa de um substituto à altura. Afinal, Diogo Oliveira ainda não conseguiu reencontrar o futebol de campeão brasileiro apresentado no Fluminense, em 2010. Para esse espaço, porém, nenhum nome foi especulado ou confirmado. Ainda assim, é no setor criativo que o Sport está mais carente. Depois da "dispensa" de Marcelinho Paraíba, a equipe está sem o homem da transição.

Para o setor, o Sport pretendia anunciar Roger, do Cruzeiro. No entanto, o jogador sofreu uma lesão no joelho. Fato que esfriou o acerto. Outro nome que está lista do Sport é Renato Cajá, que estava na Ponte Preta. O jogador tem passe preso a um clube chinês, e os leoninos tentam a liberação. Além disso, o clube tentou o meia Hugo, ex-São Paulo e Grêmio, mas a pedida alta de salário (especula-se R$ 300 mil por mês) invibializou a contratação. Outra atleta procurado foi Felipe Menezes, que estava no Botafogo e pertence ao Benfica. No entanto, o clube português não teria liberado o meia.
Fato é, contudo, que o clube da Praça da Bandeira precisa de, pelo menos, três peças para a criação. Afinal, as opções que existem são Jackson e Anderson Paraíba, que ainda não se  firmaram nos profissionais, e Thiaguinho, lateral de origem. Existe a clara consciência de que a atuação diante do Flamengo foi um alento. No entanto, o nível só crescerá com uma maior quantidade e qualidade de jogadores.

No ataque, o cenário se repete. Felipe Azevedo chega com boas referências e acaba de conquistar a artilharia do Campeonato Cearense. Apesar disso, ele faz a função de segundo homem da linha ofensiva, caindo pelos lados. Precisa, além de um jogador para acirrar a disputa no setor junto com Marquinhos Gabriel, um outro centroavante, que estimule uma briga pela posição com Jael. Para o setor, Kieza, Fernando Baiano e Henrique, ex-São Paulo, estão na lista.
Maria Eugênia Nunes/Diario de Pernambuco


Náutico
Pode-se dizer que o único setor que o Náutico não precisa se reforçar é a cabeça de área. O time tem sete volantes no total, todos com condições de brigar pela titularidade. São eles: Derley, Souza, Elicarlos, Martinez, Glaydson, Ramirez e Auremir. A zaga alvirrubra também está bem servida. Pelo menos em quantidade, com Marlon, Ronaldo Alves, César Marques e Márcio Rosário. Resta saber se vão render.

Já para as laterais, o Timbu precisa correr de atrás de jogadores. Na direita, há apenas Alessandro - que está machucado na coxa. Auremir também pode cumprir a função, mas talvez ainda esteja "verde" para uma sequência na Série A e já foi provado que ele rende mais como volante. Na esquerda, o técnico Alexandre Gallo conta só com o recém-chegado João Paulo. O experiente Lúcio faz esse papel. Porém, o atleta chegou aos Aflitos para jogar no meio-campo, diante das dificuldades de mercado para trazer alguém qualificado para o setor.
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Auremir foi deslocado para a lateral
Sim, neste setor de criação o Náutico está bastante carente. Além de Lúcio, o elenco tem Breitner, Cleverson e Ramón, sendo ésse último o único "cabeça pensante" do time. Os outros dois exercem mais a função de terceiro homem de meio-campo. Portanto, a diretoria precisa correr atrás de um jogador "clássico", de preferência rodado e com bagagem na Primeira Divisão, para poder preencher essa lacuna.

O ataque alvirrubro é, sem sombra de dúvidas, a posição que mais necessita de atletas de qualidade. No mínimo dois. Araújo chegou para ser titular, é bem verdade. Entretanto, falta alguém para jogar ao seu lado, além de gente para o banco de reservas. Rodrigo Tiuí e Siloé não renderam nem mesmo no Campeonato Pernambucano 2012, de um nível baixíssimo. No Brasileirão, as expectativas não são nada animadoras.

O argentino Andrés Romero, contratado no começo deste mês, ainda é uma incógnita. Chegou-se a cogitar Jóbson, do Botafogo. Mas a direção não quis confimar o nome. O nome de Gilberto, ex-Santa Cruz, também foi falado. O Internacional, contudo, não deve liberá-lo. Para fechar o plantel, o Náutico corre atrás de quatro reforços: um atacante, um meia e dois laterais.